Programa Integrar

O Programa Integrar é uma iniciativa da Kinross que tem como objetivo participar da vida comunitária e contribuir para o desenvolvimento sustentável do município de Paracatu (MG), de acordo com as diretrizes do Plano Paracatu 2030.

O Programa trabalha desde 2011 com ações e projetos que buscam resultados efetivos de transformação social. Essas iniciativas estão divididas em quatro grandes eixos: Educação, Cultura, Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda.

Ações

Educação

O Eixo Educação se baseia na união de esforços entre professores e alunos de escolas públicas e seus familiares para melhorar a aprendizagem e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa contempla ações estruturantes definidas a partir do Plano Pedagógico e de uma visão comum de futuro para as escolas.

Em 2018, o trabalho foi direcionado para a capacitação de professores e gestores da rede pública de ensino. A iniciativa envolve um extenso projeto de revisão de práticas pedagógicas alinhadas às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de apoiar na revisão curricular, construção de materiais didáticos, desenvolvimento de projetos pedagógicos com a comunidade escolar e ações de aproximação com as famílias.

Nas oito escolas atendidas, o programa envolveu 114 professores e 34 gestores públicos, contabilizando 100 horas de formações presenciais e 384 horas de Educação a Distância (EaD).

Cultura

No eixo Cultura, a Kinross apoia oito escolas públicas da cidade, com foco em adolescentes e jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Dentro do programa, são realizados trabalhos de empoderamento juvenil e protagonismo jovem a partir da arte e cidadania. Além disso, o eixo realiza ações de cultura e lazer para a comunidade em geral em praças públicas da cidade.

Em 2018, o projeto mobilizou cerca de 250 jovens , de onze escolas da rede pública de ensino de Paracatu, a retratarem sua realidade por meio da arte. A iniciativa ofereceu a alunos e professores oficinas ligadas a diversas linguagens artísticas – música, pintura, teatro, audiovisual.  Ao final, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos à comunidade.

Além das oficinas realizadas nas escolas, faz parte deste eixo o Integrar na Praça, evento integrador que incentiva o lazer e a cultura de forma gratuita na cidade. A proposta conta com shows de artistas locais e nacionais, além de ações de educação ambiental e promoção de sáude. O evento conta com uma praça de alimentação composta por fornecedores da cidade, que festeja a culinária local, além de oferecer outras opções diversificadas.

Em 2019, foram cinco estações com diversas atividades, desde estruturação de currículos, passeio ciclístico, oficina de grafite e histórias do quilombo São Domingos, até batalha de rimas e outras apresentações culturais.

Geração de Trabalho e Renda

Com o eixo Geração de Trabalho e Renda (GTR), a Kinross já apoiou propostas que tenham como foco o desenvolvimento sustentável do município. O eixo já beneficiou diversos projetos no município não só pelo apoio financeiro, mas também com suporte técnico de empresas especializadas. Entre os projetos contemplados, estão a Fábrica de Biscoitos do São Domingos,  Coleção Paratu, entre outros.

A fase atual do eixo de Geração de Trabalho e Renda, iniciada em 2019,  foca no desenvolvimento de 60 jovens, de 18 a 30 anos, moradores da região. Por meio de oficinas de eficácia pessoal e profissional, eles irão descobrir os caminhos que querem seguir e poderão ser encaminhados para o mercado de trabalho ou incentivados ao empreendedorismo. Já foram apoiados outros 14 projetos, apresentados por cooperativas de mulheres artesãs e costureiras, agricultores e membros de comunidade quilombola, entre outros. O tipo de apoio varia de acordo com a necessidade de cada projeto. Entre os benefícios concedidos estão: atividades de formação e qualificação para o mercado de trabalho, reformas estruturais e aquisição de equipamentos, regularização diante de órgãos fiscalizadores e formalização dos empreendimentos, além de apoio à produção e comercialização dos produtos.

Meio Ambiente

Com uma política voltada para a conscientização e preservação, a Kinross realiza um programa de educação ambiental com os empregados e a comunidade em geral. Este trabalho busca inserir o tema da educação ambiental na rede de ensino do município e realizar parcerias com instituições públicas de educação e entidades ambientalistas locais. A iniciativa começou em 1992, no Centro de Educação Ambiental (CEAM) da empresa. Hoje, a empresa atua com o Integrar Meio Ambiente, em 10 escolas públicas de Paracatu, com crianças do ensino fundamental.

Em 2018, a iniciativa atendeu 922 alunos de escolas públicas de Paracatu, aplicando diferentes práticas pedagógicas de experimentação e fixação de conceitos ambientais. Foram desenvolvidas oficinas e jogos. O programa também levou os estudantes a piqueniques no Parque Estadual de Paracatu, local que cumpre um importante papel na preservação de ecossistemas naturais da região. A área abriga cerca de 40 famílias de aves, mamíferos como o gambá-orelha-branca, o lobo-guará e o tamanduá-mirim e diversas espécies da flora típica do cerrado.