Proprietários rurais que participam do programa Viveiros Comunitários visitam a Kinross e fazem plantio simbólico

Vinte famílias da comunidade rural participam do projeto que fornece mudas de árvores nativas para recuperação de áreas degradadas

Paracatu, março de 2018 – Moradores da comunidade rural Santa Rita, localizada a 22km de Paracatu, visitaram a unidade da Kinross no dia 27 de março. Eles fazem parte do projeto Viveiros Comunitários – iniciativa da mineradora que teve início em 2017 – e que instalou viveiros de mudas de árvores nativas nas propriedades de 16 famílias da comunidade. Esse ano, mais 4 famílias participarão do projeto . Durante a visita, os produtores rurais fizeram um plantio simbólico para marcar a parceria e as primeiras 10 mil plantas vendidas e conheceram as áreas que já estão sendo reflorestadas.

Desde que aderiram ao projeto, os produtores passaram por um treinamento, receberam as mudas, adubos e insumos gratuitamente da Kinross, além de terem os viveiros instalados em suas propriedades. As mudas produzidas são vendidas anualmente à mineradora para serem usadas na recuperação de áreas degradadas. O reflorestamento de áreas impactadas é feito pela Kinross dentro do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), e agora com o programa Viveiros Comunitários, está tendo a participação ativa da comunidade. Cerca de 10 mil mudas das árvores nativas foram plantadas nas áreas de empréstimo próximas às barragens.

A escolha da comunidade Santa Rita é que, além da proximidade com a mineradora, os moradores são em sua maioria produtores rurais que vivem principalmente do manejo da terra e da criação de gado leiteiro. “A participação deles no projeto se torna especial, pois permite que eles se envolvam e se sintam parte da construção do futuro da região. Eles verão seu trabalho contribuindo com a melhoria do entorno onde eles moram e isso faz toda a diferença”, afirma Ana Cunha, gerente sênior de Comunicação e Comunidade da Kinross.

Parcerias

Os proprietários rurais recebem treinamentos realizados pela área de Meio Ambiente da Kinross para aperfeiçoar seus conhecimentos com relação ao cuidado e manutenção dos viveiros, com recomendações sobre como plantar as sementes, como preparar o substrato e fazer a limpeza das mudas para evitar ervas daninhas. “Nós acompanhamos de perto, com visitas periódicas aos proprietários rurais para verificar o desenvolvimento do projeto. É muito importante a participação da comunidade, pois possibilita essa troca de conhecimento e permite que eles se envolvam ativamente nessas questões ambientais da empresa, além de gerar uma renda vendendo não apenas à Kinross, como também para outros compradores”, diz o gerente de Meio Ambiente, Marcos Morais.