Programa Integrar – Eixo Cultura promove workshop sobre protagonismo jovem

Encontro aconteceu no dia 11/05 e foi voltado para professores e gestores escolares. Evento faz parte da proposta da Kinross esse ano que é focar em ações para o público jovem.

Paracatu, Maio de 2018 – O Programa Integrar – Eixo Cultura da Kinross tem como proposta para esse ano, trabalhar com diversas ações junto à juventude de Paracatu. E para iniciar as atividades do ano, a empresa promoveu no dia 11 de maio o workshop “Desenvolvimento de projetos artístico-culturais como estratégia para o protagonismo jovem”. O encontro foi realizado no Sesc Paracatu; gratuito e direcionado a professores e gestores das 12 escolas apoiadas pelo eixo educação do Programa Integrar, que trabalham diretamente com esse público.

O workshop teve a presença de Priscylla Ramalho, Diretora de Juventudes da Secretaria Estadual de Educação e Samira Ávila, Coordenadora do Centro de referências da Juventude de Minas Gerais que falaram sobre os projetos realizados pelas instituições e como eles conseguiram mobilizar os jovens, colocando-os como protagonistas. A programação também teve atividades com o objetivo de formar os professores, apresentando metodologias de aproximação com esse público.

Desde 2016, a Kinross vem realizando diversas ações para o público jovem como o Integrar Jovem que fez um trabalho com estudantes da comunidade Rural Lagoa de Santo Antônio. “Percebemos em nossos projetos que muitos desses jovens de Paracatu vivenciam diversas situações de vulnerabilidade social, como a evasão escolar, falta de acesso a equipamentos culturais e exposição a violências. Nossas ações têm o objetivo de reduzir essa vulnerabilidade e promover o acesso à arte e à cultura”, afirma a gerente sênior de Comunicação e Relações com Comunidades da Kinross, Ana Cunha.

Além da troca de conhecimento e interação entre os professores, o Workshop também foi uma oportunidade de dialogar sobre a importância de considerar a juventude nas discussões da escola e envolvê-la ativamente.

Cada escola participante teve uma dupla de professores e um grupo de até 25 jovens. No total serão até 12 projetos apoiados em Paracatu, um por escola, que será apoiado pela Kinross com uma consultoria em projetos e um valor em dinheiro.

Sobre o Integrar – Eixo Cultura
O Integrar Cultura tem como objetivo fomentar e fortalecer o acesso, a difusão e a criação artístico-cultural em Paracatu. É dividido nas frentes: Escolas, Comunidades e Na Praça.

As experiências propostas para o Integrar – Eixo Cultura em 2018 têm como foco central promover a formação de agentes culturais jovens participativos e mobilizados, ampliando os vínculos entre eles e os movimentos e expressões culturais locais. A Kinross propõe a realização de um processo capaz de ampliar o envolvimento, autonomia e participação das comunidades, de maneira que não apenas acessem, mas tenham oportunidade de criar e protagonizar ações artístico-culturais em suas localidades.

Atualmente, 12 escolas de Paracatu participam do Eixo Cultura, são elas: Escola Estadual Júlia Camargos; Escola Estadual Delano Brochado Adjuto; Escola Estadual Altina de Paula; Escola Estadual Temistocles Rocha; Escola Estadual Afonso Arinos; Escola Estadual Dr. Sérgio Ulhoa; Escola Estadual Neusa Pimentel Barbosa; Escola Estadual Doutor Virgílio de Melo Franco; Escola Estadual Presidente Antônio Carlos; Escola Estadual Dom Serafim; Escola Municipal Cacilda Caetano; e Escola Estadual Márcia Macedo Meireles (CAIC).

Serviço:
Workshop – Desenvolvimento de projetos artístico-culturais como estratégia para o protagonismo jovem
Data: 11 de maio de 2018
Horário: 9h às 16h
Local: SESC Paracatu – Rua Euridamas Avelino de Barros, Bairro Lavrado.