Programa Integrar

O Programa Integrar é uma iniciativa da Kinross que tem como objetivo participar da vida comunitária e contribuir para o desenvolvimento sustentável do município de Paracatu (MG), de acordo com as diretrizes do Plano Paracatu 2030.

O Programa trabalha desde 2011 com ações e projetos que buscam resultados efetivos de transformação social. Essas iniciativas estão divididas em quatro grandes eixos: Educação, Cultura, Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda.

Ações

Educação

O Eixo Educação se baseia na união de esforços entre professores e alunos de escolas públicas e seus familiares para melhorar a aprendizagem e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa contempla ações estruturantes definidas a partir do Plano Pedagógico e de uma visão comum de futuro para as escolas.

Entre as principais ações, estão as oficinas de formação com professores, estímulos às ações escolares, com repasse de recursos para realização de projetos pedagógicos interdisciplinares, doação de gibis e empréstimo de livros para estímulo da leitura e apoio às aulas de reforço escolar. São feitas, ainda, campanhas de sensibilização das famílias, incentivo à participação dos alunos na Prova Brasil e apoio técnico dado por bolsistas dos cursos de Pedagogia, Matemática e Letras. O projeto piloto foi desenvolvido nas escolas públicas com os maiores desafios nos resultados no IDEB de Paracatu.

Atualmente, o programa atende às escolas por um ciclo de 2 anos, priorizando as turmas que participam da Prova Brasil (4º e 5º anos e 8º e 9º anos). Em 2017, 8 escolas foram atendidas pelo Programa, beneficiando 27 turmas de 5º e 9º anos e envolvendo 66 professores e gestores escolares, além de 20 estagiários universitários, contratados por meio de convênios com 4 instituições de Ensino Superior do município.

Cultura

No Integrar, eixo Cultura, a Kinross apoia 8 escolas públicas da cidade, com foco em adolescentes e jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Dentro do programa, são realizados trabalhos de empoderamento juvenil e protagonismo jovem a partir da arte e cidadania. Além disso, o eixo realiza ações de cultura e lazer para a comunidade em geral em praças públicas da cidade.

Em 2017, foram oferecidas 480h de oficinas de Gastronomia, Dança, Teatro e Audiovisual.

Além das oficinas realizadas nas escolas, faz parte deste eixo o Integrar na Praça, evento integrador que incentiva o lazer e a cultura de forma gratuita na cidade. A programação conta com shows de artistas locais e nacionais, além de corrida, caminhada e cãominhada. Em 2017, aconteceu a primeira Feira Literária Integrar, além de oficinas, intervenção circense e apresentações de dança e teatro, entre outras atrações.

O evento conta com uma praça de alimentação composta por fornecedores da cidade, que festeja a culinária local, além de oferecer outras opções diversificadas.

Geração de Trabalho e Renda

Com o eixo Geração de Trabalho e Renda (GTR), a Kinross apoia propostas que tenham como foco o desenvolvimento sustentável do município. A cada 2 anos, acontecem a abertura de editais e a chamada de projetos, que são beneficiados não só pelo apoio financeiro, mas pelo suporte técnico de uma empresa especializada.

Antes de participarem do eixo GTR, as iniciativas passam por uma triagem técnica e são avaliadas por um Comitê Consultivo – formado por representantes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor – que verifica o potencial de geração de trabalho e renda de cada proposta.

Por meio do eixo GTR, já foram apoiados 14 projetos apresentados por cooperativas de mulheres artesãs e costureiras, agricultores e membros de comunidade quilombola, entre outros. O tipo de apoio varia de acordo com a necessidade de cada projeto, porém, podem-se destacar, dentre os benefícios concedidos: atividades de formação e qualificação para o mercado de trabalho, reformas estruturais e aquisição de equipamentos, regularização diante de órgãos fiscalizadores e formalização dos empreendimentos, além de apoio à produção e comercialização dos produtos.

Meio Ambiente

Com uma política voltada para a conscientização e preservação, a Kinross realiza um programa de educação ambiental com os empregados e a comunidade em geral.

A iniciativa começou em 1992, no Centro de Educação Ambiental (CEAM) da empresa. Hoje, a empresa atua com o Integrar Meio Ambiente, em 15 escolas públicas de Paracatu, com crianças do ensino fundamental. Mais de 1mil alunos participam das atividades voltadas à educação ambiental anualmente.

Este trabalho busca inserir o tema da educação ambiental na rede de ensino do município e realizar parcerias com instituições públicas de educação e entidades ambientalistas locais.

Além disso, diversas ações e eventos gratuitos são realizados ao longo do ano com o objetivo de integrar a comunidade com o meio ambiente, como a Trilha Ecológica, Corridas e Pedal voltados à empregados e comunidade.