Caravana Cultural

A Caravana Cultural é um projeto sociocultural itinerante que tem como proposta resgatar a arte popular e a cidadania das comunidades periféricas de Paracatu. Realizado por uma parceria entre a Kinross e a Fundação Conscienciarte, ele oferece a crianças, jovens, adultos e idosos o acesso a bens culturais, lazer, esporte e assistência à saúde, entre outras atividades, de forma gratuita.

O objetivo desta iniciativa é consolidar um circuito alternativo de circulação da produção cultural e do lazer, contribuindo para o processo de encurtamento da distância entre a cultura e a população de baixa renda ao promover o acesso e a fruição de bens, produtos e serviços culturais.

Em 2017, foram realizadas 12 ações itinerantes com duração média de três dias, em 14 bairros. A programação contou com apresentação de contação de histórias, teatro de fantoches, musicais, oficinas culturais, arte na calçada, jogos de tabuleiro, exposição de robótica e apresentação folclórica, entre muitas outras atividades.