Uso de torres de iluminação com placas de energia solar reduz custo e impacto ambiental na Kinross

A novidade acontece na área das barragens durante trabalho noturno

Em parceria com a empresa Fagundes engenharia, a Kinross começou a implementar mais uma solução para o controle operacional, substituindo parte das torres de iluminação a diesel da barragem Eustáquio por torres de iluminação solar.

Com a mesma eficiência, a geração solar agrega ganhos como redução do consumo de diesel, de ruídos, de intervenções e de custos.

Com a substituição inicial de 23 torres (desde Agosto/2021), de um total de107, a empresa deixará de usar 76 mil litros de diesel por ano. Essa redução equivale a deixar de emitir 199 toneladas de CO2 por ano no ambiente, o que equivaleria à necessidade de plantio de 1421 árvores para compensar o impacto ambiental. A natureza agradece.

As torres de iluminação são acionadas automaticamente à noite para iluminar a área durante as obras de alteamento de barragem. O trabalho é feito pela contratada Fagundes Engenharia. A empresa avalia a substituição das demais torres.

Wendell Lima, especialista de projetos da Kinross, autor da sugestão, agradece o apoio das equipes da barragem e melhoria contínua, diz que todos aprovaram a mudança e que a ideia está sendo testada também em outras áreas da empresa.  Duas torres já estão sendo testadas, por exemplo, na área de reprocessamento de rejeitos.