Simulado da Kinross em Santa Rita e Machadinho tem 50% de adesão

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e empresa consideram resultado bem-sucedido

O simulado de emergência realizado na manhã desta terça-feira, 26 de outubro, nas comunidades Santa Rita e Machadinho, para avaliar o desempenho do Plano de Ação de Emergência em Barragens (PAEBM) da Kinross, teve adesão de quase 50% dos moradores da chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), segundo informação da Defesa Civil de Paracatu.
Com objetivo de exercitar o processo de evacuação das áreas e capacitar os moradores sobre como proceder em caso de emergência, o simulado começou às 9h, com disparo das sirenes, com mensagem de que a ação se tratava de um treinamento.
Segundo Emerson Garcia, coordenador da Defesa Civil local, o tempo de resposta das comunidades foi positivo. Em média, as famílias gastaram cerca de sete minutos para deslocamentos entre suas residências e o os pontos de encontro, localizados em áreas seguras no entorno das comunidades. “Tudo ocorreu de forma muito tranquila”, disse Garcia.
Pessoas com dificuldade de locomoção, que quiseram participar do treinamento, foram retiradas em ambulâncias da empresa, com apoio do Corpo de Bombeiros. A resposta nesses casos também foi boa.
O coordenador da Defesa Civil e o tenente Igor, representante do Corpo de Bombeiros, ressaltaram a importância de a comunidade participar de treinamentos como o de hoje e reforçaram a necessidade de todos comparecerem novamente no próximo ano.
“Os simulados permitem verificar as falhas e aprimorar o procedimento. No Corpo de Bombeiros, temos um lema que é fazemos o que treinamos”, disse o tenente Igor.
Leonardo Padula, gerente de Barragens da Kinross, também aprovou o resultado do simulado e disse que lições importantes serão colhidas para aprimorar o procedimento em 2022.
A dona de casa Tereza Gonzaga Faria, 64, moradora do Santa Rita, reconheceu a importância do treinamento. “Eu acho que esse simulado é muito importante na nossa comunidade para esclarecer dúvidas. A gente sai mais tranquilo”.

Novo simulado nesta semana
Na quinta-feira, 28 de outubro, às 17h, a Kinross realiza novo simulado, agora nas comunidades Lagoa e Cunha.
A realização de simulados de emergência anuais segue orientação da legislação nacional de segurança de barragens para preparar a população para eventuais situações de emergência.
As barragens da Kinross são seguras e não apresentam nenhum risco à sociedade, mas é muito importante implementar essas ações. Esse é um exercício preventivo e educativo realizado com o envolvimento da comunidade. É fundamental que todos conheçam as mensagens das sirenes, as rotas de fuga e os pontos de encontro.

Informações para a imprensa:
Fábia Prates (31) 99935-1606 (fabia.prates@oficina.ci)
Lara Dornas (31) 99606-2149 (lara.dornas@oficina.ci)
Tatiana Sócrates (61) 98302-4848 (tatisocrates.jornalista@gmail.com)
Daniela Nahass (daniela.paes@temp.oficina.ci)