Projeto oferece mais qualidade de vida aos idosos do Lar São Vicente de Paulo

Obra aprovada pelo Fundo do Idoso amplia oportunidades de tratamentos, atividade física e recreação

O Lar São Vicente de Paulo, em Paracatu, acaba de inaugurar uma obra importante para seus moradores: a piscina para idosos. Conquistada a partir do esforço de seus dirigentes em inscrever o projeto em um edital de 2019, a ideia acaba de se materializar e abre a oportunidade para tratamentos de fisioterapia, hidroginástica, natação entre outras atividades para as pessoas idosas da casa. A partir do dia 03 de janeiro, as atividades na água terão início com sessões de hidroterapia.

Tudo isso tomou forma em 2019 com a capacitação oferecida pela Kinross a funcionários do Lar interessados em aprender a escrever projetos para editais públicos. A partir disso, se capacitaram, inscreveram o projeto da piscina que logo foi aprovado e, com isso, conseguiram ter acesso ao Fundo Municipal do Idoso de Paracatu (FUMIP) para a viabilização da obra.

A criação do FUMIP, em agosto de 2019, também foi resultado de um trabalho de fortalecimento das instituições em parceria com a Kinross. O Diagnóstico do Idoso, divulgado no dia 17 de dezembro, é outro exemplo de financiamento da Kinross por meio do Fundo. Esta ação teve o objetivo de unificar dados e indicadores sobre a situação da pessoa idosa no município.

O projeto da piscina, assim como o diagnóstico, foi totalmente construído com recursos da Kinross por meio do FUMIP, e contou com a parceria da Secretaria de Cidadania e Habitação e da prefeitura local. A construção já estava prevista desde 2019, mas com a pandemia, só pôde ser concluída agora em dezembro de 2021. A Kinross doou R$ 210 mil reais para essa ação.

A inauguração da obra aconteceu na última segunda-feira (20.12) e contou com a presença do prefeito Igor Santos, da secretária de Cidadania e Habitação, Ana Maria, do presidente do Lar, Geraldo Magela, de representantes de vários setores e da Kinross.

A piscina tem 9,4m de comprimento, 5,6m de largura e três níveis de profundidade, de 0,95m a 1,35m, além de uma rampa para a entrada de cadeirantes. A obra foi construída sob medida para a população idosa. Além das atividades que se iniciam dia 03 de janeiro, estão previstas também, aulas de hidroginástica, fisioterapia, natação e recreação.

Ao todo, o Lar tem 41 pessoas idosas e todas recebem acompanhamento médico semanal, por isso estão aptas a usar a piscina. As atividades na água serão desenvolvidas por profissionais habilitados e qualificados.

O Lar São Vicente de Paulo conta hoje com uma estrutura que atende até 50 idosos, que são chamados de hóspedes. Lá, eles recebem alimentação, medicamentos e cuidados especiais durante 24h por dia, sete dias da semana.

Para saber mais sobre a instituição, acesse a página: https://www.larsaovicenteparacatu.com.br/.