PAM realiza simulado envolvendo produto químico em Paracatu

Empresas e entidades que compõem o Plano de Ajuda Mútua (PAM) de Paracatu realizam hoje e amanhã um simulado para testar a atuação do grupo em cenário de emergência envolvendo produtos químicos, mais especificamente o cianeto.

Coordenado pela Defesa Civil Municipal, o PAM Paracatu é acionado para ajudar a solucionar situações de emergência. As mais recentes foram relacionadas a incêndios florestais e falta de água.

Uma das empresas que compõem o PAM Paracatu, a Kinross está à frente do teste por ser a empresa que usa o cianeto no processo produtivo – na hidrometalurgia para produção de ouro.

O exercício inicia na noite de hoje, com um treinamentopara os órgãos públicos que participam do PAM, realizado pela empresa fornecedora de cianeto para a Kinross.

Amanhãhaverá a simulação de uma situação de um acidente com cianeto nas instalações da Polícia Rodoviária Federal, na BR 040, às 9h.

Participarão do simulado Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública, além da equipe Kinross, da Concessionária Via 040 e outros órgãos.

Segundo Alexandre Matos, gerente sênior de Meio Ambiente da Kinross, o objetivo é simular a situação para verificar possíveis pontos de melhoria.

Sobre o cianeto

O cianeto é um produto químico biodegradável usado no processo produtivodo ouro, na etapa da hidrometalurgia.

A Kinross segue padrões do exército brasileiro e do Código Internacional de Cianeto para manipulação do produto. A empresa foi a primeira mineradora brasileira a ser signatária do Código Internacional do Cianeto, um reconhecimento às boas práticas adotadas na aquisição, no manuseio, uso e descarte desse produto.

Ser certificada no Código Internacional de Cianeto, como é o caso da Kinross, significa que o organismo internacional responsável pela certificação verificou e comprovou que a empresa adota as melhores práticas na aquisição, estocagem, manuseio, uso e descarte do cianeto, respeitando as pessoas e o meio ambiente.