Kinross reforça trabalho de brigadistas na empresa

Mineradora investe em segurança, proteção de suas áreas e ajuda mútua em situações de risco

A Kinross Paracatu contratou dez brigadistas civis para reforçar a equipe de 400 profissionais da empresa com o objetivo de proteger e garantir a segurança de seus profissionais, das áreas internas e áreas de preservação ao redor da empresa. Os novos profissionais são treinados em combate a incêndios, primeiros socorros, emergências químicas, tecnológicas e resgate a vítimas, segundo a Instrução Técnica 12 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG).

A mineradora também faz parte do Plano de Ajuda Mútua (PAM), coordenado pela Defesa Civil do município, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), secretarias municipais e entidades privadas. O objetivo do PAM é a parceria e união para a proteção da vida humana, a preservação do patrimônio e meio ambiente nas instalações das instituições e respectivas áreas de atuação. O foco é potencializar a cooperação local e garantir rapidez e agilidade em casos de incêndios, incidentes e acidentes de grandes proporções.

Os novos contratados pela Kinross também têm a missão de fazer a inspeção de todos os equipamentos de emergência da empresa, especialmente os de combate a incêndios, nesse período de estiagem. Eles se juntaram à equipe de profissionais do quadro da Kinross, treinados pela Coordenação de Brigada da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da mineradora.

Segundo informações da Coordenação de Brigada da Kinross, a empresa investe fortemente em ações de prevenção a incêndios e de preservação das áreas de proteção ambiental de suas instalações. Um trabalho  constante é a realização de aceiros, que são aberturas da vegetação com tratores e patrolas para separar o mato, isolar uma parte da outra, e assim evitar a ocorrência de queimadas.

Além de realizarem esse trabalho preventivo, a equipe de brigadistas é responsável por fazer a manutenção periódica desses aceiros. Esses profissionais do quadro da Kinross são trabalhadores da mineradora que realizam cursos de capacitação para atuarem como brigadistas.

Começou o período de seca no estado, que vai até o final do mês de setembro. 

Tradicionalmente o mês de agosto é o mais crítico para ocorrências de incêndios florestais no estado de Minas Gerais mas setembro não é muito diferente disso.

A região noroeste no cerrado brasileiro que nesta época do ano tem muito vento, clima seco com umidade muito baixa e muito sol, =3 fatores principais pra provocar um incêndio. A prevenção é o primeiro passo e o mais importante.

Alguns cuidados é a conversavção da área, evitando que o mato cresça. Fazer aceiros.

Cuidar da limpeza do terreno e evite queimar lixo que gera vários acidnetes e incêndiso com grande prejuízo.não faça queimada de lixo

O incêndio deve ser combatido por pessoas treinadas pq o risco é muito grande

Materiais mais fácil de entrarem em combustão devem ser guardados em locais bem protegidos (incêndios podem trazer fagulhas e cair em produtos inflamáveis)

Em transito por estradas onde esteja ocorrendo fogo nas margens, é preciso cuidado. Risco para o transito. Se há coluna de fumaça é preferível parar em local seguro e esperar a fumaça dissipar pois a columa pode ter 2 km, pode bater, sair da pista. Não trafegue onde a fumaça estiver muito densa. A chama pode estar muito altas e podem atingir o veículo. Ainda mais caminhões que transportam inflamáveis.

Tenente Pedro Joaquim Ferreira, comandante do 2 pelotão do corpo de bombeiros de Paracatu mg

Tomar conta, =limpar, ter atitudes seguras, evitar queimadas sem autorização dos órgãos competentes, ter algo preparado para caso o incêndio ocorrer ele poder se proteger de danos. Bombeiros 193.