Em encontro da Bossa Nova com a música sinfônica, Orquestra Ouro Preto e Fernanda Takai homenageiam obra de Tom Jobim

Com patrocínio da Kinross, live “O Tom da Takai” foi realizada neste domingo, 13 de setembro, com transmissão no canal do YouTube da Orquestra

A Orquestra Ouro Preto e a cantora Fernanda Takai prestaram uma bela homenagem à memória do maestro Tom Jobim neste domingo (13), por meio da live “O Tom da Takai”, transmitida pelo canal do YouTube da Orquestra. O espetáculo, que já foi assistido por mais de 80 mil pessoas em menos de 24h, é uma realização do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Com patrocínio da Kinross Brasil Mineração, o concerto encerrou a programação de atrações do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu 2020, realizado em formato digital neste ano, devido à pandemia da Covid-19.

Transmitida da Basílica do Pilar, em Ouro Preto-MG, a live reviveu os clássicos de um dos maiores compositores brasileiros, além de trazer um novo olhar para canções menos conhecidas. O público pôde acompanhar, de casa, o encontro da bossa nova com a música sinfônica trazer sucessos como “Estrada do Sol”, “Chega de Saudade” e “Corcovado”, interpretados pela cantora Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu. Além da programação da sétima edição do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, a apresentação integra o circuito de concertos em celebração aos 20 anos da Orquestra Ouro Preto.

O maestro da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo, ressaltou a importância de difundir a riqueza da música brasileira. “Por que a escolha de Tom Jobim? Estamos falando de um dos compositores mais importantes, que nos deixou há exatos 26 anos, e sua música precisa ser tocada e lembrada. Estamos aqui para isso, relembrar Tom Jobim e mostrar para alguém que ainda não ouviu a sua música essa brasilidade, que faz parte da formação musical de todos nós. É muito bom falar de Brasil e é muito bom falar de Tom Jobim”, pontuou.

A cantora Fernanda Takai enalteceu o encontro de diferentes elementos da cultura brasileira na apresentação. “A gente está aqui por conta do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, que está proporcionando essa experiência única – para todos nós aqui e para quem está em casa. Agradecemos à Kinross, que proporcionou isso para todos nós, e à Basílica, que está nos abrigando e nos acolhendo. É uma obra fantástica, uma das igrejas mais bonitas do mundo. É uma honra para todos aqui poder cantar as músicas do maestro Tom Jobim. Estamos reunindo partes muito importantes da cultura brasileira, juntando a obra do maestro com a força das cidades históricas mineiras”, afirmou durante o espetáculo.

Democratização da arte

O Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é realizado há 7 anos e traz para a região diversas apresentações musicais, gastronômicas e artísticas. Na edição deste ano, devido à pandemia, a programação foi realizada de forma digital, seguindo todos os cuidados necessários e protocolos de segurança para os artistas, produtores e toda equipe envolvida no projeto.

O concerto integra a programação do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, que busca valorizar a cultura local e grandes nomes da cultura nacional, democratizando a arte e o conhecimento para as pessoas.

Orquestra de vanguarda

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completou 20 anos de atividades ininterruptas em 2020 e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.

Sob os signos da excelência e da versatilidade, atua também em projetos sociais e educacionais que vão além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, em seus 20 anos de existência, o grupo tem uma trajetória com 11 trabalhos registrados em CD, sete DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade.

Os discos “Latinidade – Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas” e “The Little Prince”, versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exuperry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto. Para mais informações, acesse: www.orquestraouropreto.com.br.