Em dez anos, programa Integrar destinou R$ 30 milhões para Paracatu

Plataforma de investimentos sociais atua nos eixos Educação, Cultura, Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda
No marco de dez anos do Programa Integrar, a Kinross faz balanço das contribuições que sua ferramenta de investimentos sociais realizou em Paracatu entre 2011 e 2021. Foram cerca de R$ 30 milhões investidos em projetos de Cultura, Educação, Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda, 100 projetos realizados e aproximadamente 60 mil pessoas impactadas.

Parte das muitas histórias de sucesso do Integrar serão conhecidas até o fim do ano, em campanha institucional, dividida em ondas correspondentes aos quatro eixos de atuação, com o tema “Construir o amanhã é transformar-se todos os dias”.

A primeira das ondas, em agosto, fala sobre os projetos da área de Cultura. Por meio desse eixo, a empresa mantém a Casa Kinross como um importante espaço de valorização e resgate da história, cultura e tradição local, além de ter como vocação a mobilização e o diálogo social.

Outros destaques são as ações voltadas para o fortalecimento da valorização da cultura imaterial, a educação patrimonial e a formação de jovens. A artista plástica Thaís Martins Santos, 21 anos, é um dos muitos jovens com a formação transformada pelo Integrar. Ela fez parte do coletivo Expressarte, formado em 2019 com objetivo de capacitar agentes mobilizadores culturais em Paracatu, levando-os para o centro da ação de reflexão e intervenção cultural na cidade.

“A trajetória formativa proposta dentro do projeto consistiu em realizar o mapeamento e sistematização de iniciativas e manifestações culturais paracatuenses, criando uma agenda cultural a partir desse conteúdo. Ao final, juntamos todas as informações e transformamos em um guia cultural com a cara da juventude, o Cola em Paracatu, que é uma vitrine cultural da cidade. Foi uma experiência muito bacana”, diz a jovem, uma das personagens da campanha. “Pude ver a cidade de outra forma, conhecer pessoas e histórias que me inspiraram bastante”, finaliza Thaís.

Entre as ações da área de cultura voltadas diretamente para a mobilização dos jovens, curso de guia turístico, oficina de escrita criativa para projetos e ações como a Caravana Cultural e o Integrar na Praça, em parceria com a fundação local Conscienciarte, também são destaques. Para o público em geral, o eixo Cultura do programa Integrar está por trás de grandes eventos como o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, e concertos da Orquestra Ouro Preto e da Filarmônica de Minas Gerais.

A essência do Integrar é a contribuição para impulsionar a transformação social de Paracatu de forma sustentável, com parcerias e engajamento de representantes de diversos setores do município. É uma das formas de exercício da cidadania corporativa da Kinross.

Cada um dos eixos desenvolve ações que convergem para esse objetivo macro, reforçando sua capilaridade por meio de projetos em todas as escolas públicas do município.

A tônica do eixo Educação, desde seu início, foi a melhoria da qualidade do ensino público, através do fortalecimento do aluno e da capacitação de professores e gestores da rede pública em novas metodologias e práticas de gestão social que impactem positivamente toda a comunidade escolar.

A atual secretária de Educação do município, Neide Maria de Melo Batista, era vice-diretora de uma escola estadual em um bairro da periferia de Paracatu, entre 2015 e 2019, e viu de perto a parceria da empresa com o município por meio do Integrar. Na escola, segundo ela, havia formação para professores e gestores e atuação para levar as famílias para dentro da escola, estimulando-as a acompanharem o desempenho escolar dos filhos.

Para ela, as ações do Integrar são muito importantes dentro da soma de esforços para melhorar a educação e o Ideb e fazer com que o aluno, de fato, aprenda. Ela lembra que, além das consultorias, os projetos do Integrar atendiam também a demandas de material didático. “O Integrar foi importante porque nos auxiliou no trabalho pedagógico e no nosso novo pensar de como trabalhar a gestão com melhor qualidade na escola”, diz.

No eixo Educação Ambiental, a atuação é voltada para o aumento da consciência ambiental, por meio de ações nas escolas que incentivem as boas práticas ambientais.
Foram desenvolvidas, por exemplo, ações em parceria com as pedagogas Berenice Nascimento, Ruth Ferreira e equipe, que alcançaram alunos do Ensino Fundamental 1 de 10 escolas públicas municipais e estaduais de Paracatu, em 2019. Além de oficinas em educação ambiental, foi criado o Prêmio Verde para contemplar projetos ecológicos realizados pelos estudantes e a comunidade escolar (familiares, professores, diretores).

“Essa iniciativa do Programa Integrar, juntamente com os educadores pôde proporcionar aos educandos a oportunidade de aprenderem e participarem ativamente de iniciativas sustentáveis na cidade, como arborização, compostagem, reciclagem e plantio de horta orgânica”, explicou Berenice Nascimento.

O primeiro lugar do Prêmio Verde foi concedido à Escola Municipal Coraci Meireles de Oliveira, em 2019. Os alunos e a comunidade escolar plantaram árvores em todo o quarteirão da escola. O segundo colocado foi o centro de ensino Leonor Ulhôa com o projeto de compostagem, que reciclou restos de alimentos da própria cantina escolar para fazer adubo e biofertilizantes. Já o terceiro premiado foi o colégio Dr. Antônio Ribeiro com a composição de uma horta orgânica com várias hortaliças.

No Geração de Trabalho e Renda, que atua no fortalecimento das cadeias produtivas locais, há programas específicos de formação de jovens, como é o caso de Lorena Reis de Oliveira, 23 anos. Ela fez o curso Empreendedorismo e Empregabilidade promovido pela Kinross Paracatu, e execução da Technoserve, organização internacional sem fins lucrativos que atua no combate à pobreza em vários países. “O curso durou um ano. Gostei bastante da oportunidade, me ajudou muito, principalmente porque aprendi a me portar em uma entrevista de emprego, visto que nunca tinha participado de uma”, revelou Lorena. Hoje ela trabalha como recepcionista na empresa Bayer e diz que parte do sucesso na conquista do emprego foi graças ao curso que realizou.

Ela acredita que a capacitação é de grande ajuda para os jovens, pois muitos como ela têm dificuldade com entrevistas de emprego. Além disso, a jovem disse que o curso ensinou e motivou os participantes a empreenderem o próprio negócio, lançou vários questionamentos e os ajudou a pensar com estratégia.

Desde 2019, o programa está em processo de reestruturação com foco no ecossistema do trabalho jovem em Paracatu. Em parceria com a Technoserve foi feito um diagnóstico para o qual foram ouvidos 680 jovens de 18 a 30 anos e 40 empresas locais. Na sequência foi feito um curso piloto para 63 jovens com formação sobre habilidades socioemocionais, informática básica, educação financeira e gestão de projetos.

Ao longo dos dez anos, os projetos foram realizados em parceria com órgãos públicos e instituições renomadas como Senai, Sebrae, Sesc, AIC, Olhar Cidadão, Technoserve, Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social; Secretaria Municipal de Educação; Superintendência Regional de Ensino; Secretaria Municipal de Cultura; Guiastur; Academia de Letras do Noroeste de Minas e Fundação Conscienciarte; dentre outras.

O Integrar também já ofereceu apoio para a concretização da Fábrica de Biscoitos São Domingos e profissionalizou uma atividade que era feita de forma artesanal na comunidade quilombola homônima. Há ainda o projeto Casulo, com a Coleção Paracatu de Artesanato, além de cursos de capacitação de condutores de turismo, com a Guiastur, e a produção de hortaliças, com a Associação Nova Lagoa Rica.

Há ainda ações específicas para as comunidades vizinhas Lagoa do Santo Antônio, São Domingos, Alto da Colina, Amoreiras II, Bela Vista II e Santa Rita, nas quais o Integrar realiza projetos em parceria com as associações locais.

“Através do Integrar, a Kinross participa da dinâmica da cidade e contribui para o desenvolvimento sociocultural e econômico de Paracatu”, diz Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da empresa.

Informações para a imprensa
Fábia Prates (31) 99935-1606
fabia.prates@inpressoficina.com.br
Lara Dornas (31) 99606-2149
lara.dornas@inpressoficina.com.br
Tatiana Sócrates (61) 98302-4848
Tatisocrates.jornalista@gmail.com