Diagnóstico sobre realidade da pessoa idosa em Paracatu será apresentado nesta sexta, 17

Um dos grandes desafios do mundo contemporâneo é garantir o envelhecimento saudável da população. A partir disso, a Fundação Conscienciarte realizou o projeto Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa para levantar dados e números sobre a atual situação dessa parcela da sociedade no município. A Conscienciarte contou com a parceria do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, além de outras instituições de atendimento à pessoa idosa de Paracatu. A iniciativa foi financiada pela Kinross, por meio do Fundo Municipal do Idoso. Esse estudo será apresentado nesta sexta-feira (17), às 9h, no auditório da Prefeitura Municipal.

Segundo Núbia Aparecida, coordenadora do projeto, com esse diagnóstico é possível conhecer a realidade e as vulnerabilidades dessa população, a fim de incentivar a promoção de ações com o objetivo de “minimizar e contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, os idosos possam redescobrir possibilidades de viver suas próprias vidas com a máxima qualidade possível”, explica.

A ideia do levantamento foi obter dados necessários para que a velhice e o envelhecimento em Paracatu seja um processo orientado e bem assistido. “É imprescindível que o aumento da expectativa de vida seja acompanhado por qualidade, satisfação e bem-estar de todos os sujeitos, reforçando a demanda por políticas públicas e a distribuição dos recursos disponíveis”, afirma.

A pesquisa foi realizada em 29 órgãos e instituições que atuam diretamente com a pessoa idosa no município. Os questionários foram compostos por até 25 questões, respondidas no período de setembro a dezembro de 2020. Em virtude da pandemia, parte dos formulários foram preenchidos e enviados eletronicamente.

O quê: apresentação do projeto Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa
Quando: 17/12, às 9h
Onde: auditório da Prefeitura Municipal.