Atividade leva educação sobre patrimônio histórico a escolas públicas de Paracatu

Estudantes do Ensino Fundamental participam de visitas guiadas a pontos importantes para a memória da cidade

Paracatu preserva tradições e riquezas que ultrapassam séculos de história. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a antiga Vila do Paracatu do Príncipe é, hoje, a única cidade histórica de todo o noroeste mineiro. Com o objetivo de promover educação patrimonial nas escolas públicas do município, o Programa Integrar da Kinross, em parceria com a Associação de Condutores de Turismo de Paracatu (Acontup), vem levando estudantes a visitas guiadas em pontos históricos da cidade.

A educação patrimonial está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define aprendizagens e competências que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. “Identificar os patrimônios históricos e culturais de uma cidade ou região é uma das habilidades previstas na nova base. Com esta atividade, as crianças desde cedo poderão conhecer a riqueza e ajudar a perpetuar as raízes e tradições paracatuenses”, disse Helen Ulhoa, historiadora e presidente da Acontup.

A primeira atividade foi realizada no dia 1º de abril, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Joaquim Adjuto Botelho A visita começou na Comunidade São Domingos, onde os alunos puderam conhecer o Museu do Quilombo e participar de um café da manhã na Fábrica de Biscoitos São Domingos. Os estudantes ainda conheceram “Seu” Aureliano, senhor de 106 anos mantenedor do Museu do Quilombo. Após a ida à comunidade, a atividade contou com visitas a Casa Kinross, Academia de Letras, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e centro histórico. A expectativa é que 42 turmas, de 16 escolas municipais e estaduais do município, participem da atividade ainda no primeiro semestre.

“As visitas farão com que os alunos conheçam a riqueza histórica e patrimonial do município, contribuindo tanto para a formação dos estudantes como para a elaboração de futuras atividades escolares”, disse Edna Mara Borges Guimarães, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Paracatu. A educadora destacou ainda, que uma das atividades deste ano é a elaboração de poemas sobre o município. “Com as visitas, os alunos terão mais conteúdo e experiência para estas e diversas outras atividades ao longo do percurso escolar. Toda parceria é bem-vinda, mas esta veio como um presente para o ensino de Paracatu”, completa.

A parceria entre o Programa Integrar e a Acontup já é de longa data. No passado, a associação foi beneficiária no Eixo de Geração de Trabalho e Renda, recebendo apoio técnico e de verba.

A gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Kinross, Ana Cunha, destacou a importância da ação. “Paracatu, a única cidade histórica da região tombada pelo Iphan, possui um patrimônio e tradições preservadas ao longo de mais de dois séculos de história. Com esta atividade, o Programa contribui para a educação patrimonial nas escolas paracauenses e ainda fortalece a preservação das raízes culturais e históricas do município”, afirma.

Sobre o Integrar

Em seu oitavo ano, o Programa Integrar da Kinross trabalha em projetos que visam o desenvolvimento social de Paracatu. Dividida em quatro eixos de atuação: Educação, Cultura e Meio Ambiente, realizado dentro das escolas, e Geração de Trabalho e Renda, a iniciativa é inspirada nas premissas do Paracatu 2030, plano diretor do município, construído conjuntamente pelo poder público, sociedade civil e empresariado local.

Ao longo de 2018, o Integrar capacitou professores e gestores da rede pública de ensino; promoveu atividades culturais e oficinas de educação ambiental para crianças e jovens; realizou duas edições do Integrar na Praça; dentre outras ações. Ao todo, a Kinross investe anualmente cerca de R$ 3 milhões em ações sociais na cidade.