Alunos da Fanfarra da Lagoa aprendem a tocar corneta

Oficina foi ministrada por músicos da Orquestra Ouro Preto com o patrocínio da Kinross

A parceria da Kinross com a prestigiada Orquestra Ouro Preto rende mais do que grandes concertos para a cidade. A orquestra tem atuado, também, na formação e capacitação de músicos de Paracatu, em ações de contrapartida aos patrocínios da mineradora, feitos por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Uma dessas ações aconteceu no último fim de semana, sábado e domingo, 23 e 24 de outubro. Músicos da orquestra fizeram treinamento exclusivo para 30 alunos(as) da Fanfarra da Lagoa. A orquestra doou 24 cornetas para a fanfarra e realizou oficinas para ensinar a tocar o instrumento, além de treinamento de percussão e práticas de ensaio.

“Essa oficina vai ajudar a melhorar o nosso nível musical. Com a experiência e o ensinamento da Orquestra Ouro Preto vamos alçar novos voos, percorrer novos caminhos e poder realizar nosso sonho, que é transformar a fanfarra em banda”, comemorou o regente Acerola.

As aulas ajudaram a organizar o funcionamento da parte artística da Fanfarra, além de trabalhar práticas de respiração para tocar as cornetas. O regente Acerola ainda aprendeu a manejar as cornetas para praticar com os/as alunos(as).

A oficina faz parte do programa do Núcleo de Apoio a Bandas da Orquestra Ouro Preto, que trabalha histórias e tradições das corporações musicais do interior do país. Para o maestro Rodrigo Toffolo, a iniciativa exerce um importante papel no propósito da Orquestra de qualificar profissionais. “O Núcleo possui uma função essencial no fomento às corporações musicais, preciosos bens culturais do país, principalmente no que diz respeito à formação de profissionais e de cidadãos e cidadãs por meio da música”, explica Toffolo. Por meio do Núcleo de Apoio a Bandas, a Orquestra propõe estabelecer um diálogo com esses fazeres tradicionais e sugerir caminhos para a sua preservação.

A oficina foi realizada seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção ao novo coronavírus: com distanciamento entre os/as alunos(as), máscaras PFF2 e álcool em gel. “Consideramos de extrema importância apoiar o fortalecimento das tradições culturais de Paracatu, por meio de ações como essa, que estão relacionadas ao eixo cultural do Programa Integrar. A Fanfarra da Lagoa faz parte da história da cidade que nos acolhe com tanto carinho e que está comemorando 223 anos”, explica Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross.

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA ORQUESTRA

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 21 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com extensa programação nas principais salas de concerto no Brasil e no mundo, além de se destacar no número de visualizações e ouvintes das plataformas de streaming e redes sociais. Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo tem 12 trabalhos registrados em CD, 7 DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade – Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas”, “The Little Prince” e “Orquestra Ouro Preto e Desvio – Ritmos Brasileiros” têm distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.

Informações para a imprensa:

Fábia Prates (31) 99935-1606 (fabia.prates@oficina.ci)

Lara Dornas (31) 99606-2149 (lara.dornas@oficina.ci)

Tatiana Sócrates (61) 98302-4848 (tatisocrates.jornalista@gmail.com)

Daniela Nahass (daniela.paes@temp.oficina.ci)