A Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil forma jovens agentes mobilizadores em Paracatu

Projeto patrocinado pela Kinross traz participantes para o centro da ação de reflexão e intervenção na cultura do município

Com a premissa de mapear e sistematizar iniciativas e manifestações culturais, em Paracatu, a Kinross apoia o projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, realizado pela Associação Imagem Comunitária (AIC). O projeto teve início em agosto de 2019 e selecionou 30 jovens entre 15 e 29 anos, com o objetivo de construir conceitos e discussões acerca de cultura, comunicação cidadã e protagonismo das juventudes.

Com uma abordagem dinâmica, a primeira etapa foi marcada por diversos encontros que sensibilizaram os participantes em relação aos assuntos do patrimônio cultural imaterial, design e pensamento editorial colaborativo. Um dos feitos do projeto foi que, a partir das atividades e formações, os jovens fossem instigados a criar seu próprio grupo de comunicação e cultura na cidade, o “Expressarte”.

“O projeto deixa para as juventudes de Paracatu um legado construído pelas mãos de seus próprios representantes. Um legado de protagonismo, transformação, intervenção e fomento da cena cultural local”, destacou a coordenadora do projeto, Gracielle Fonseca.

Para a implantação do projeto, foi realizado o mapeamento de conteúdos para a produção de um guia jovem da cultura de Paracatu. Tudo foi elaborado a partir dos interesses e afetos dos participantes que puderam fazer parte desde a escolha do nome, “Cola em Paracatu”, à identidade visual, produção de conteúdo e finalização. “Todo o conteúdo foi discutido e construído conjuntamente com os jovens por meio de diversos encontros e mentorias em que foram discutidas técnicas de entrevista, coleta de informações, produção textual e design”, completou Gracielle.
Os participantes criaram também uma agenda cultural para a cidade, com eventos que envolvem os grupos e temáticas trabalhadas durante a fase de mapeamento. O coletivo foi divido por equipes, de acordo com afinidades e habilidades de cada jovem, para que todos pudessem se engajar na produção colaborativa de 10 eventos culturais. “É preciso mostrar para as pessoas os artistas que temos em nossa cidade e conhecer a cultura de Paracatu, mostrar que ela existe”, destacou Kayllane Santos Oliveira, de 16 anos, integrante do projeto.

A agenda cultural proposta se estende em 2020, com atividades que passam pela valorização de saberes e movimentos tradicionais da cultura de Paracatu, tais como as danças e festas locais, mas também manifestações contemporâneas, como o teatro, hip-hop e articulações com artistas contemporâneos das artes visuais. “A participação no projeto proporciona muito conhecimento, aprendizado sobre a diversidade e trabalho em equipe. Estou muito entusiasmado e espero que o projeto possa perpetuar a vontade dos jovens de realizar as atividades em Paracatu”, completou Samuel Soares, de 21 anos, integrante do projeto.