Kinross

Glossário

Barragens Construídas para reter grandes quantidades de água ou material gerado a partir de atividades econômicas de mineração e siderurgia, entre outros, e que são descartados no processo. As barragens são elementos importantes nas ações de proteção ao meio ambiente, evitando o descarte de rejeitos em curso d’água.

Britagem Processo mecânico que transforma em fragmentos de diversos diâmetros rochas extraídas no processo de mineração.

Células de flotação Instalações do processo de beneficiamento do minério que têm o objetivo de separá-lo de suas impurezas. Esta etapa é realizada após a britagem e geralmente é feita com a adição de óleo: as partículas de minério fixam-se no óleo; juntando-se água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície e as impurezas ficam no fundo do recipiente.

Circuito de moagem Instalações utilizadas na mineração, nas quais, por processo mecânico, é feita a redução do tamanho e dimensões das partes do minério, geralmente a dimensões abaixo de 5-20 mm.

Hidrometalurgia Processo no qual se extrai metais de minérios, com a utilização de água. A dissolução seletiva do mineral desejado é chamada lixívia.

Lixiviação Processo de extração de uma substância presente em componentes sólidos (minerais), através da sua dissolução em um líquido.

Moinho de bolas Utilizado para a moagem fina de pós de vários tipos de minérios e outros materiais. A moagem pode ser realizada em ambiente úmido ou a seco.

Moinhos SAG Equipamentos de grande porte utilizados para moagem na mineração.