Kinross

Quem somos

 

A Kinross atua nas atividades de pesquisa e desenvolvimento mineral, mineração, beneficiamento e comercialização de ouro. É uma das maiores produtoras  de ouro do Brasil, responsável por 22% da produção nacional. Com operação na mina Morro do Ouro, em Paracatu, noroeste de Minas Gerais, e escritório em Belo Horizonte, a empresa integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).

Em 2006 a empresa iniciou um grande projeto de expansão que elevou a capacidade de lavra de minério para 61 Mtpa e fez com que a produção anual de ouro em Paracatu praticamente triplicasse, chegando a 17 toneladas por ano. O projeto também ampliou em mais de 15 anos o tempo de vida útil da mina, agora estimado até 2030.

A unidade é um importante empreendimento industrial da região, respondendo por cerca de 22% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.400 empregos diretos e mais de 2,5 mil terceirizados. Além de ser a principal geradora de impostos e responsável pelo fomento a outros negócios, a Kinross investe em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território e é certificada por normas nacionais e internacionais ligadas à saúde, segurança, gestão ambiental e responsabilidade social. Destacam-se as certificações do Código Internacional de Cianeto Atesta boas práticas na compra, manuseio, uso e descarte do cianeto, produto utilizado na lixiviação do ouro na metalurgia. Há quatro anos a Kinross tornou-se a primeira mineradora de ouro do Brasil a ser reconhecida pelo Código, reforçando seu cuidado com a saúde e segurança dos empregados e comunidade e preservação do meio ambiente., OSHAS 18001Norma internacional que avalia práticas de segurança e saúde no trabalho. Verifica se a empresa adota procedimentos de gerenciamento de riscos de acordo com as metodologias do Sistema Integrado de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, SGI., ISO 14001Norma internacional que estabelece requisitos para criação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental que identifica, prioriza e gerencia os riscos ambientais como parte das práticas usuais da empresa. e SA 8000Certificação internacional que verifica a responsabilidade social das empresas. Em 2004, a Kinross tornou-se a primeira mineradora de ouro do Brasil a obter este título, o que significa que ela segue todas as regras para garantir a integridade dos empregados no ambiente de trabalho, além de respeitar e promove os direitos humanos dentro da empresa..

A Kinross direciona esforços a projetos de exploração mineral, voltados para a busca de novos depósitos que assegurem a futura implantação de empreendimentos de lavra e produção de ouro. A empresa possui projetos de exploração mineral na região Sudeste do Brasil.

Kinross Gold Corporation

A Kinross Gold Corporation é uma empresa global com sede no Canadá, criada em 1993. O grupo emprega mais de oito mil pessoas e, em 2011, passou de oitavo para quinto maior produtor mundial de ouro.

Guiada por princípios orientadores e empreendedores, a empresa busca imprimir a marca da excelência em todas as suas ações. Para isso, a Kinross não somente desenvolve um intenso trabalho para contratar e reter os melhores talentos no Grupo como também busca, incessantemente, agregar valor a todas as etapas de seu processo produtivo.

A Kinross Gold Corporation tem suas ações negociadas nas Bolsas de Valores de Toronto e Nova Iorque. Os relatórios de desempenho da empresa estão disponíveis em www.kinross.com